top of page

UM BLOG SOBRE ESTILO DE VIDA

Amor & Amoras

Buscar
  • Foto do escritorEvelise

Sobre o prazer de se estar aqui, agora

Estar onde deveria se estar.

Pare tudo que está fazendo por um segundo e observe. Apenas observe tudo que está a seu redor agora, qual o cenário e objetos/pessoas que te rodeiam? Qual o cheiro do lugar onde você está? Como está o clima? Quais os sons que você escuta neste momento? Ok, agora volte a prestar atenção neste texto. Aqui e agora.


Muitas vezes não percebemos como é fácil não estar presente, mesmo que sem sair do lugar. Já se tornou rotineiro estar na rua, restaurantes ou bares e ver pessoas com os celulares na mão, mesmo quando acompanhadas de outras. Sempre tem alguém em algum lugar tentando manter uma conversa e acabando falando sozinho, ou tendo de repetir tudo o que havia acabado de falar. Nossa realidade é tão acelerada, com horários tão urgentes e constante movimento que, se não fosse essencial, esqueceríamos até mesmo de respirar.

Quero compartilhar com vocês aqui (e agora) sobre um exercício diário que estou tentando fazer de uns tempos pra cá; o “estar aqui”. Confesso que não é uma tarefa fácil, afinal, sou mais uma pessoa dessas pessoas ansiosas que quando não está pensando no futuro, está relembrando o passado. Mas quanto mais eu faço, mais eu percebo o quanto estar presente onde estou, de corpo e alma, só vem me fazendo bem.


Não adianta, temos que criar consciência de que o futuro não pertence a nós, afinal, a vida sempre vai encontrar uma maneira de nos surpreender. Estar presente não é apenas conversar com alguém ou “levar seu corpo para passear”. É sentir a energia do que acontece, prestar atenção no que lhe é dito e no significado além das palavras. Estar presente é ter sempre em mente que há sentimento e energia envolvidos em tudo aquilo que se faz. Conexão não é apenas interagir, é criar vínculo.


Agregue parte de si em tudo que você faz e as coisas se tornaram mais leves.

É importante tirarmos um tempo para meditar sobre onde estamos e para onde queremos ir, mas tire um tempo especial para isso, alguns minutos do seu dia e não o tempo todo. Viver o tempo todo no futuro só vai te deixar ansioso. Assim como viver no passado só lhe trará tristeza e sentimento de saudade. Aproveite mais seu agora.

Desde que comecei a pensar mais no agora, passei a me tornar uma pessoa menos ansiosa e cada vez mais realizada. Aprendi a saborear mais minha comida, sentir tudo com mais intensidade e descobrir mais sobre as pessoas com as quais convivo. Passe a apreciar mais o vento e os raios solares quando tocam sua pele, busque redescobrir as pessoas que ama e faça do agora um momento pelo qual você se sente agradecido.


Faça da sua presença, sua essência. 


“Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora.” – Buda

Me acompanhe também nas redes sociais:


*Após ler o texto, repita as perguntas iniciais e as responda com os olhos fechados. Repita o exercício sempre que sentir necessidade.


ALQX5164.JPG
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
bottom of page