top of page

UM BLOG SOBRE ESTILO DE VIDA

Amor & Amoras

Buscar
  • Foto do escritorEvelise

Guia de skincare diário para iniciantes e minha nova rotina de cuidados


Esses dias eu comentei nos meus stories no Instagram sobre como tenho dado mais atenção para minha pele (por causa da quarentena) e como venho tentando tornar o skincare um hábito diário. Fiz uma enquete perguntando se as meninas que me seguem também sentem dificuldade ou não tem o skin care como um cuidado diário e, me surpreendi, mais de 80% votaram que sim.


Eu sempre tive alguns hábitos de skincare na minha rotina (não diária) como esfoliar e fazer algumas máscara uma vez por semana ou a cada 15 dias, mas não muito além disso. Tenho cremes faciais, tônico, sérum e até rolinho jade, mas esses são usado verdadeiramente a cada 2 ou 3 dias (eu esqueço!). Não sou muito de usar maquiagem e quando uso sou bem básica, sempre gostei de sair de "cara lavada". Mas como eu, infelizmente, não estou ficando mais jovem com o tempo, cheguei aos 30 e percebi que (finalmente) é hora de começar a prestar mais atenção na minha pele.


Eu ainda sou muito iniciante nesse assunto, confesso e, assim como na alimentação, quero fazer isso de forma leve (sem me sentir obrigada - pois não somos, né?!) e funcional.

Preparei esse guia rápido através de algumas pesquisas e acho que será muito válido pra quem, assim como eu, está começando. Borá montar um clubinho da skincare?


Não existe uma ordem certa para uma rotina de cuidados da pele, assim como na alimentação, o que irá dar certo é o que funciona pra você. Somos muito individuais e nossa pele também é, mas existem algumas coisas básicas que podem ser essenciais nos cuidados. Se você está perdida, assim como eu estava, aqui está a luz no fim do túnel:


Limpeza

Limpar a pele é essencial para combater alguns poluentes e sujeira que se acumulam em nossa pele ao longo do dia. Como eu disse antes, não vamos nos apegar a ordem das batatas. Você pode lavar seu rosto de manhã ao acordar com um sabonete ideal para o seu tipo de pele e a noite. Ás vezes vão depender se sua pele é seca, oleosa ou mista.

Eu optei por lavar meu rosto pela manhã apenas com água e antes de dormir com sabonete (estou testando este em barra de argila e cúrcuma (cortei só um pedacinho pra ir usando, assim que eu terminar o teste conto o resultado - é da marca Ambares).


Tonificação

Usado normalmente depois de lavar o rosto e antes do hidratante, o tônico é indicado como um "reforço" da limpeza, agindo de forma mais profunda pra tirar maquiagem ou poluentes, purificando os poros e ajudando na recuperação do pH da pele, assim como também tem ação revitalizante. Dá pra usar ele com a ajuda de um disquinho como essas ecopads lindas (ganhei da Ambares <3) ou simplesmente borrifando no rosto e deixando secas naturalmente.

Eu estou usando essa água floral de lavanda (da Arte dos Aromas), ela é bem levinha e gostosinha, além do cheirinho de lavanda que ajuda a relaxar.


Hidratação

Hidratação pode ser um dos nossos grandes companheiras para prevenção do envelhecimento externo. Então, borá hidratar (bebendo água também). Existem muitos produtos de beleza que podem ajudar a hidratar, mas acho que os mais essenciais da beleza natural são os cremes, séruns e balms labiais. Eu, particularmente, AMO lip balms e séruns multiusos que você pode usar como maquiagem (no caso dos balms hidratantes com cor) ou no corpo e cabelos (séruns), mas o nosso foco aqui está no rosto.


No momento (dias oscilando entre quentes e fresquinhos por aqui) eu estou testando usar cremes faciais (vario entre o meu queridinho de sempre da Davene e o novo queridinho da Flores e Vegetais) e lip balm durante o dia e um sérum a noite (que eu mesma faço). Nos dias mais quentes eu uso o da Davene, pois ele tem fator de proteção 15, mas depois da hidratação, tem muita gente que usa protetor solar também (caso o hidratante não contenha). Siga o que for melhor pra você e/ou o que seu dermatologista recomendar.


Massagem facial

A "arma"potente da Maitê Proença (e outras mulheres) contra a ação da gravidade. A massagem facial ajuda a fazer uma drenagem linfática no seu rosto, aumentando a circulação e ajudando a desinchar. Existem muitos métodos e formas de fazer, no YouTube existem vários tutoriais (pesquise por Gua Sha - técnica de massagem facial chinesa), você pode fazer com o auxílio de rolinhos de pedra ou usando os próprios dedos.

Eu comprei esse rolinho de pedra jade e uso logo após passar meu sérum antes de dormir. Amo a sensação e to já sentindo diferença.

Será que agora ficaremos "djovens forevá"?

Independente do resultado antienvelhecimento (afinal, uma hora ou outra iremos envelhecer), acho skincare uma ótima prática de autocuidado. To gostando de me concentrar alguns minutinhos a mais do meu dia em mim. Só eu e o espelho.


Como é a sua rotina skin care?


Eu espero que esse guia te ajude caso você esteja iniciando nesse mundo novo também. E caso você já esteja nele há mais tempo, deixa sua dica pra anotarmos.

Fique de olho no blog e nas minhas redes sociais que logo trarei dicas maravilhoUsas de receitas de esfoliantes e máscaras faciais caseiras.


Beijos e até logo, Eve.

















ALQX5164.JPG
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
bottom of page