top of page

UM BLOG SOBRE ESTILO DE VIDA

Amor & Amoras

Buscar

Iogurte natural e coalhada

Eis aqui o milagre da multiplicação!

Postei nos stories do Instagram um iogurte que faço há anos e aprendi com minha mamis, basicamente você irá multiplicar 1 potinho de iogurte em 1 litro. Essa receitinha é aquele tipo de coisa super simples que se torna comum em nossa vida e a gente acha que todo mundo já sabe fazer. Acabei percebendo que não, pois várias pessoas pediram pra eu passar a receitado tal iogurte.


Antes de mais nada, quero dizer que, sim, iogurte natural e, principalmente, coalhada, são considerados alimentos saudáveis (claro, se você não for intolerante/alérgico), pois ajudam a saúde do intestino graças aos probióticos (assim como o kefir, kombucha, missô...).


Resolvi postar a receita aqui e no meu feed do Instagram (aliás, me segue lá) pra ter ela guardadinha pra posteridade e pra poder passá-la sempre quando alguém pedir.Como pra fazer a coalhada os ingredientes são basicamente os mesmos vou postar ambas as receitas. Então, pega caneta e papel (ou apenas salve este post) e receba essas receitas com muito amô!

Ingredientes: - 1 potinho de iogurte natural - 1 litro de leite integral - Sal (opcional e só para a colhada)

É só isso? Sim! Uma opção caso você esteja com pressa e sedento por causa da foto (desculpa!) você pode acelerar o processo pingando umas gotas de limão - isso vai ajudar a fermentar mais rápido. Outra coisa que eu amo fazer é temperar a coalhada com azeite e alguns temperos (como orégano, pimenta do reino ou cúrcuma).


Modo de fazer:

Iogurte natural: uma panela/leiteira, leve 1 litro de leite ao fogo para aquecer. Quando amornar (não precisa ferver) desligue e adicione o iogurte, misture com uma colher, mexendo sempre no mesmo sentido. Transfira para uma tigela de vidro e cubra com um pano de prato limpo. Deixe descansar por cerca de 8 horas (você pode deixar dentro do forno desligado ou dentro de um armário - eu geralmente deixo em cima da mesa mesmo). Eu gosto de fazer a noite, porque aí quando eu acordo já está pronto pra eu comer ainda no café.


Coalhada: para fazer a coalhada, o processo inicial é o mesmo, esquenta o leite, coloca o iogurte dentro e mexe. O que muda é que pra coalhada você terá que escorrer o líquido durante um tempo, pra isso você pode usar um pano de prato limpo ou um coador descartável de papel ou voal. Descarte o líquido e leve a coalhada à geladeira. Para consumir tempere a coalhada com sal, azeite e tempero a gosto. Prontinho!


Existem mil e uma maneiras de comer e usar iogurte em receitas. Eu AMO comer com frutas e granola!

Gostou? Não esquece de comentar e compartilhar com quem você ama.


Que tipo de receita mais você quer ver por aqui? Deixe nos comentários.
ALQX5164.JPG
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
bottom of page